Desde o início das atividades escolares do Instituto em Nova Andradina, em março do ano passado, a cidade se tornou a segunda do Estado em número de bolsas PibicJr concedidas, perdendo apenas para Campo Grande. Nas duas últimas seleções de bolsistas na modalidade PibicJr, das 260 bolsas ofertadas, 45 foram destinadas à Nova Andradina sendo que 35 delas estão vinculadas ao IFMS – os alunos estudam no Instituto ou tem como orientar um professor do IFMS e desenvolvem a pesquisa no Campus.
O desempenho de Nova Andradina a partir da implantação do IFMS chamou a atenção do membro da Fundect e professor da UFMS de Campo Grande, Ivo Leite Filho. “Ele nos visitou ano passado e agradeceu nossa participação massiva na seleção de bolsistas. O professor destacou que, até então, Nova Andradina nunca tinha aparecido com tamanho destaque na Fundect”, comenta o coordenador institucional do Campus Nova Andradina na Fundect, professor-doutor André Padial, destacando ainda a parceria existente entre o Instituto e a fundação em eventos como a Semana de Ciência e Tecnologia (Cientif) realizada em outubro do ano passado.
Menos de um ano após o início das atividades escolares no Campus, o IFMS já aparece em terceiro entre as instituições com maior número de bolsas, atrás apenas da UFMS e UEMS. Segundo Padial, as pesquisas realizadas no Instituto devem aumentar ainda mais, levando em consideração as características dos cursos ofertados.
“O IFMS está começando a aparecer no meio científico do Mato Grosso do Sul e essa seleção de bolsistas é prova disso. A tendência é que o IFMS se torne um polo de pesquisa científica em pouco tempo, principalmente considerando ciência realizada com alunos de ensino médio integrado”, analisa.
O professor também ressalta a importância do contato direto dos alunos com a pesquisa científica, proporcionado pelas bolsas, aprimorando a formação dos estudantes e futuros profissionais. “O desenvolvimento de pesquisas com alunos de ensino médio é central para complementar a formação de futuros técnicos em diversas áreas do conhecimento. Estudantes de ensino médio com certa experiência em desenvolvimento de projetos científicos certamente serão profissionais mais preparados”, opina.
“Além disso, tais alunos terão uma formação mais adequada para seguirem seus estudos em universidades e serão cidadãos que poderão ajudar a evolução da sociedade como um todo”, conclui.
A relação dos alunos de Nova Andradina contemplados com bolsas de pesquisa da Fundect na modalidade PibicJr-MS:
Alex de Siqueira Matos (IFMS)
Axel Dias de Oliveira (IFMS)
Camila Barroso Sanches (IFMS)
Cláudio Aparecido da Silva (IFMS)
José Inácio Cláudio Pereira (IFMS)
Larissa Santos de Oliveira (IFMS)
Leandro Ferreira da Silva (IFMS)
Maria Caroline da Silva Xavier (IFMS)
Mariely Cristina Luiz da Silva (IFMS)
Nikolas Masculi Pokrywiecki (IFMS)
Robson de Souza Santos (UFMS)
Tatiane de Oliveira Barreto (IFMS)
Rosana Guilherme (IFMS)
Sabrina Alves Pereira (UFMS)
Sara Grange dos Santos (IFMS)
Vinícius Dias Brandão (IFMS)
Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos (Ascom)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)