Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto Paulo Gontijo (IPG) abre, até 31 de março, as inscrições para a terceira edição do Prêmio PG de Medicina, com o objetivo de reconhecer o melhor estudo referente à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O melhor estudo será premiado com o valor de R$ 50 mil. O Prêmio acontece bienalmente, desde 2007, e visa incentivar e reconhecer os avanços nas pesquisas e novas descobertas em relação à Esclerose Lateral Amiotrófica. Pesquisadores do Brasil e do exterior podem se inscrever por meio da página do Instituto. A entrega do Prêmio PG de Medicina 2011 ocorrerá durante o 22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor, em Sydney, Austrália. Em 2009, o prêmio foi dado ao belga Peter Carmeliet, pelo estudo inédito que demonstra a ação de uma proteína como fator neuroprotetora da Esclerose Lateral Amiotrófica.
IPG
O Instituto Paulo Gontijo é uma organização não governamental que tem como objetivo incentivar e propagar a ciência. De caráter filantrópico, desde 2005 o IPG gerencia os recursos disponíveis para desenvolver atividades de apoio às ciências e a concessão do Prêmio Paulo Gontijo. Falecido em 2002, Paulo Gontijo foi diagnosticado com ELA.

A necessidade de ter um canal de comunicação exclusivo para falar sobre a doença, fez com que o IPG desenvolvesse o portal Todos por Ela, que traz informações para pacientes e profissionais de saúde, novidades sobre pesquisas, contato de profissionais e associações que lidam com a ELA. O site também disponibiliza o Manual Interativo Brasileiro de Esclerose Lateral Amiotrófica com dicas para melhorar o dia a dia dos pacientes.

(Assessoria de Comunicação Social)