O professor Miguel Nicolelis apresentará sua experiência em tópicos avançados de neurociência, sobretudo o capital cultural, científico e tecnológico dessas pesquisas avançadas, que será contextualizado em um cenário de inclusão social, a partir do projeto de educação científica que desenvolve no Instituto Internacional de Neurociência de Natal.
Inscrições
Podem participar alunos de pós-graduação e pesquisadores na área de Neurociências e áreas afins, através de e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), mediante envio de:
- Dados pessoais (nome completo; documento - CPF, RG ou passaporte; endereço completo; e-mail; telefones);
- Dados acadêmicos (instituição de ensino de origem, programa de pós-graduação, vínculo institucional).
A UNILA poderá conceder ajuda de custo para a vinda a Foz do Iguaçu.
A Cátedra Latino-Americana de Neurociências e Inclusão Social terá como fundador Miguel Nicolelis, escolhido por seu alto prestígio acadêmico-científico e com reconhecida competência internacional em sua especialidade. O Patrono Bernardo Houssay é um nome latino-americano que legou uma relevante contribuição acadêmico-científica na área da Fisiologia.
Miguel Ângelo Laporta Nicolelis
O fundador da cátedra é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, professor titular do Departamento de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA). É também professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Laussane (Suíça) e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra. Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores que estuda as tentativas de integrar o cérebro humano com as máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina).
O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Atuando na área de fisiologia de órgãos e sistemas, é responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.
Bernardo Alberto Houssay (1887-1962)
O homenageado pela Cátedra de Neurociências e Inclusão Social nasceu em Buenos Aires. Organizou o Instituto de Fisiologia da Universidade de Buenos Aires, onde foi professor e Diretor até 1943, ano em que o governo o privou de seu posto. Em 1955 com um novo governo, foi reintegrado à Universidade. Trabalhou em quase todas as áreas da fisiologia, tendo um interesse especial pelas glândulas endócrinas.
Fez um importante estudo sobre o papel do lobo anterior da hipófise no metabolismo de carboidratos e o aparecimento de diabetes, que o levou a receber o Prêmio Nobel de Medicina em 1947. Além de trabalhar na pesquisa, promoveu o avanço da universidade, da educação médica e da investigação científica na Argentina.
Programação
29/11/2010
8h30-12h: “Neurociência do século XXI”
18h30-21h30 – “A ciência como agente de transformação social”
30/11/2011
8h30-12h – “O compromisso dos cientistas com o desenvolvimento latino-americano com inclusão social”
Assessoria de Imprensa
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)