Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Formar jovens leitores críticos e conscientes, que aprendem desde cedo como se constrói a informação numa revista de grande circulação. Este é o objetivo da Editora Globo com o projeto ÉPOCA na Educação. As inscrições para a edição de 2011 já estão abertas e o cadastro pode ser feito exclusivamente pela internet, no site http://epoca.globo.com/ educacao/, até 28 de dezembro de 2010. No total, são 500 vagas oferecidas pelo projeto. O processo seletivo obedecerá a ordem de inscrição e seguirá critérios como localização geográfica dentro dos parâmetros de distribuição adotados pela Editora Globo, maior número de alunos, maior número de professores interessados em participar do Projeto, disponibilidade de acesso e comunicação online.
As escolas selecionadas recebem gratuitamente, durante todo o ano letivo, cinco assinaturas das revistas ÉPOCA e Galileu. As revistas ÉPOCA na Educação são distribuídas exclusivamente para as escolas participantes e trazem sugestões para o trabalho em sala de aula com imprensa escrita. Com base nas sugestões, as escolas são livres para realizar seu próprio projeto e elaboram desde revistas escolares, jornais, sites, poesias, roteiros, peças teatrais, até filmagens de curtas metragens. Tudo baseado em temas das reportagens publicadas em ÉPOCA e Galileu.

“Há escolas que participam desde o início do ÉPOCA na Educação. Os professores adoram encontrar seus colegas de profissão a cada dois meses nas reuniões presenciais que realizamos em São Paulo e no Rio de Janeiro”, conta Anna Maria Lucchesi, coordenadora do Projeto na Editora Globo e responsável pela revista ÉPOCA na Educação. No final de cada ano, são realizados eventos nos quais as escolas participantes apresentam trabalhos produzidos com seus alunos ao longo do ano. “Mas o mais importante são os registros dos processos de criação de conhecimento”, afirma Anna Maria.

Ela explica que no início do projeto, no ano de 2001, havia professores e alunos que não sabiam, por exemplo, como lidar com mídias avançadas. “Muitos aprenderam a construir apresentações em PowerPoint e a elaborar CDs para apresentação de sínteses no final do ano. Mesmo as escolas que participam há mais tempo do projeto, a cada ano, se superam e inventam formas diferentes de trabalhar as sugestões”, completa.

Em 2010, o tema do concurso de reportagens foi Sustentabilidade e Meio Ambiente, um assunto que ÉPOCA considera importante para que professores, alunos e suas comunidades sejam cada vez mais conscientes e responsáveis pela preservação do planeta. Em 2011, será realizado um concurso de textos que terá crônicas sobre o cotidiano das escolas como tema.


Histórico

O projeto, criado em 2000 e colocado em prática em 2001, foi inicialmente pensado para alunos de ensino médio. Com o passar do tempo, foram incorporadas escolas do ensino básico, que transformam e adaptam as sugestões de atividade de ÉPOCA na Educação para alunos de diferentes faixas etárias. São atendidas instituições de ensino de todo o país, inclusive em zonas rurais e locais distantes dos centros urbanos.

A cada edição o número de participantes foi crescendo. Em 10 anos atendemos cerca de 2500 escolas, 90 mil professores e perto de 2 milhões de alunos. Embora a concentração maior ainda seja no eixo SP/RJ, a partir de 2008 foram ampliadas as vagas para todo o território brasileiro, aumentando a abrangência geográfica.

Mas os resultados vão além da abrangência ou número de pessoas impactadas. “Existem inúmeras histórias de sucesso de alunos que se desenvolveram, tanto pessoal como academicamente. Elas revelam um trabalho sério e consistente, que atinge locais distantes e com diferentes realidades, dando oportunidade a alunos de escolas sem recursos de se tornarem cidadãos com espírito crítico e prosseguirem seus estudos. A missão de levar informação  e de transformá-la em conhecimento está sendo cumprida, mas os resultados são de longo prazo: promover o conhecimento e gerar um patrimônio de valor inestimável”, finaliza Anna Maria.


Sobre a ÉPOCA
Em mais de dez anos de existência, a Revista ÉPOCA é referência de qualidade editorial e jornalismo consistente. Sua missão é antecipar as tendências e captar o espírito do nosso tempo. É perseguir, toda semana, as principais notícias para extrair delas uma agenda de construção do amanhã. Possui tiragem de mais de 450 mil exemplares. Seu sucesso permitiu o desenvolvimento de publicações também inovadoras em novos campos editoriais: Época São Paulo e Época NEGÓCIOS.


Sobre a Editora Globo
A Editora Globo faz parte do maior conglomerado de empresas de Comunicação do País, as Organizações Globo. Fundada há 58 anos, tem no seu portfólio as marcas ÉPOCA e QUEM Acontece (revistas semanais e sites), Época NEGÓCIOS, Época São Paulo, Marie Claire, Criativa, Casa e Jardim, Casa e Comida, Crescer, Autoesporte, Galileu, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Globo Rural e Monet (revistas mensais e sites). É a segunda maior editora de revistas do mercado nacional, com 8 milhões de leitores e mais de 30 milhões de unique visitors em seus sites, segundo o Google Analytics.  Possui uma divisão de revistas customizadas e a Globo Livros, que publica livros de interesse geral.