A pesquisa será feita por meio da utilização de agentes ativos de nucleação como moduladores do processo de cristalização (seeding), com o objetivo de desenvolver um processo alternativo à temperagem clássica da manteiga de cacau e chocolate.
São requisitos:
* Título de doutor em ciência, tecnologia ou engenharia de alimentos ou em engenharia química, obtido recentemente;
* Publicações significativas em periódicos indexados e em conferências nos temas relacionados ao projeto de pós-doutorado (ciência e tecnologia de lipídios, cristalização, polimorfismo);
* Experiência prática nos seguintes métodos instrumentais de análise: cromatografia em fase gasosa, cromatografia em fase líquida, ressonância magnética nuclear, calorimetria diferencial de varredura, difração de raios X e técnicas de microscopia aplicadas a óleos e gorduras;
* Fluência na língua inglesa;
* Motivação e capacidade de trabalhar de forma independente e supervisionar/co-orientar alunos de mestrado e de iniciação científica.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.
Os interessados devem enviar carta de apresentação até 15 de novembro de 2010 com: motivações quanto à função; breve relato da experiência profissional; curriculum vitae completo; e nomes e e-mail de dois profissionais para referências.
A documentação deverá ser enviada em arquivo em formato pdf para o professor Theo Guenter Kieckbusch (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), coordenador do Projeto Temático.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
Agência FAPESP