1) Obter informações detalhadas sobre a distribuição de carbono e de nutrientes, ao longo das diferentes escalas espaciais e temporais necessárias para entender o funcionamento dos rios da Amazônia e do Pantanal em condições naturais e sob o impacto de ações antropogênicas;
2) Reduzir as incertezas dos fluxos evasivos de CO2, aumentando a frequência das medidas de fluxo direto com câmaras flutuantes e por meio de campanhas específicas utilizando métodos variados para definir os respectivos erros associados;
3) Delinear e validar os modelos hidrogeoquímicos em diferentes escalas espaciais e temporais, a fim de testar as respostas biogeoquímicas nos sistemas fluviais causadas pelas mudanças climáticas globais.
Dentro desse contexto, o candidato a pós-doutorado deverá ter título de doutor (recente) na área ambiental e domínio em métodos analíticos ambientais. É fundamental experiência prévia em técnicas de amostragem e análise de gases dissolvidos (equilíbrio de fases, equilibradores e análise cromatográfica) e técnicas de medidas de fluxo de gases (câmaras, covariância de vórtices turbulentos).
É também essencial a experiência prévia em trabalhos de campo. É esperado que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos.
Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 10 de novembro de 2010: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e duas cartas de recomendação.
Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, professor Reynaldo Luiz Victoria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para a professora Maria Victoria Ramos Ballester (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
Agência FAPESP