Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Projeto Temático “Land use Change in Amazonia: Institutional analysis and modelling at multiple temporal and spatial scales”, financiado pela FAPESP, dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado, por um período de um ano, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para o desenvolvimento do subprojeto “Construction of computational models and scenarios to represent the social interactions and institutional arrangements”. O projeto de pós-doutorado consiste, em uma primeira etapa, em organizar trabalhos de campo e oficinas de cenários para diferentes estudos de caso, em paralelo à análise de imagens de sensoriamento remoto para entendimento da coevolução dos arranjos institucionais e uso da terra nesses casos de estudo.
Em uma segunda etapa, o projeto consiste em analisar os resultados dos diversos estudos e está focado em atividades de integração e análise, conectando os resultados dos casos de estudo para estabelecer interrelações e um entendimento analítico dos processos sociais e institucionais de mudança em diferentes escalas.

O objetivo principal é extrair informações para a construção de modelos multiescala baseados nos resultados do projeto, incorporando dados sobre arranjos institucionais, processos de mudança do uso da terra e interações intrarregionais.

O pesquisador desenvolverá metodologias para a construção de modelos e cenários, combinando diferentes abordagens, da escala local para a regional. Também é esperado que contribua e lidere artigos científicos relacionados ao projeto.

O candidato deve ter título de doutor em sensoriamento remoto, no mínimo dez anos de experiência no estudo do uso e ocupação da terra na Amazônia e em trabalhos de campo na região para levantamento de dados socioeconômicos e biofísicos, sólida formação em processamento de imagens orbitais e geoprocessamento para estudos de ocupação antrópica e conhecimento dos processos sociais e econômicos da região. O candidato deve ter motivação e disponibilidade para longos períodos em campo e viagens.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até o dia 24 de setembro: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e três cartas de recomendação.

Outras informações podem ser obtidas por e-mail endereçado a Ana Paula Dutra de Aguiar: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os documentos devem ser enviados para:

Dra. Ana Paula Dutra de Aguiar
Centro de Ciências do Sistema Terrestre - CCST
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Av. dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja
12227-010, São José dos Campos, SP

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP