Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
capes-logoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 22, o edital do Programa Brafitec, parceria entre a fundação e a Confèrence des Directeurs d´Écoles et Formations d’Ingénieurs (CDEFI). O objetivo é selecionar projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. O início das atividades será no ano de 2011.
Candidaturas
Para inscrever, a proposta deve ser similar em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos. Cada departamento das instituições de ensino superior (IES) brasileiras poderá cadastrar somente um projeto, que deverá ser apresentado por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos quatro anos. Além disso, deve ter equipe de trabalho com, no mínimo, dois docentes doutores, além do coordenador; envolver uma IES em cada país, não sendo excluída a associação em rede; contemplar a formação de graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores dos programas aos quais os coordenadores são vinculados; incluir o aprendizado da língua do país parceiro; entre outros requisitos discriminados no edital.

As inscrições são gratuitas, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulários de inscrição e o envio de documentos eletrônicos até o dia 8 de outubro. A documentação complementar deverá ser incluída, obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição na internet, em arquivo eletrônico. No ato da inscrição também deverá ser anexada a documentação descrita no edital e serem preenchidos de maneira completa os formulários indicados.

Cada proposta de projeto de parceria universitária deve planejar as atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois, conforme critérios das agências financiadoras.

A seleção será feita em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas; e reunião mista entre a Capes e a CDEFI, para decisão final. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.

Benefícios
Os projetos selecionados serão contemplados com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de material de consumo, concedidos por ano de projeto, para despesas com a aquisição de material de consumo. Está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil à equipe brasileira, que serão geridos pelo coordenador da equipe, em consonância com a Portaria Capes nº 028, de 27 de janeiro de 2010.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, utilize o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (61) 2022-6160.

(Assessoria de Imprensa da Capes)