Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O programa de cooperação internacional entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação Superior de Cuba (Capes/MES) aprova 20 docentes cubanos para bolsas de doutorado-sanduíche e de pós-doutorado (edital 06/2010), além de sete para cadastro reserva. No edital 01/2010, 19 projetos foram aprovados e dois serão novamente avaliados após o envio de novos relatórios.
Além desses, outros 26 projetos já vigentes foram renovados e cinco precisarão fazer a reformulação dos relatórios. O resultado dos editais foi divulgado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 19.

Serão enviadas, até a primeira semana de agosto, cartas de concessão informando os documentos a serem encaminhados à Capes para a implementação do projeto e liberação dos recursos.

Já nos casos daqueles estão em fase condicional e precisarão enviar relatórios, os documentos devem ser encaminhados à Capes por e-mail para nova análise por consultores ad hoc, até 30 de julho. Caso os relatórios não sejam encaminhados até a data prevista, os projetos serão automaticamente reprovados.

Cooperação
O programa Capes/MES visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vinculada a projetos conjuntos de cooperação científica entre instituições de ensino superior do Brasil e de Cuba, nas diversas áreas do conhecimento. O coordenador deve ter título de docente ou pesquisador brasileiro há pelo menos cinco anos e reconhecida competência na área. As propostas apresentadas devem estar vinculadas a programas de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos cinco, seis ou sete.

Para as missões que envolvem os professores e pesquisadores são financiadas as passagens aéreas, diárias e auxílio instalação. A permanência deve ser de, no máximo, 60 dias. Já os estudantes de doutorado e pós-doutorado podem ficar de 60 dias a 12 meses em Cuba. Eles também recebem passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação. Cada projeto brasileiro recebe R$ 10 mil para custeio e deve ter duração de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Mais informações pelos telefone (61) 2022.6661/6662 ou pelo fax (61) 2022.6675.

Confira os resultados:
Edital 06/2010 / Edital 01/2010

(Assessoria de Imprensa da Capes)