Poderão concorrer candidatos cujas teses foram defendidas no período de 2008-2009 e que foram aprovadas em um dos programas brasileiros de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Além disso, podem propor indicações as instituições universitárias, institutos e centros de pesquisa, faculdades e orientadores (desde que proponham uma tese por eles orientada) e candidatos. Cada proposição poderá incluir apenas um candidato por ano.
As indicações devem ser encaminhadas para a sede da SBF com cinco cópias da tese e das publicações dela originadas; documento institucional que comprove a apresentação e a aprovação da tese, constando a composição da banca; endereço do currículo Lattes; resumo estendido da tese, descrevendo os principais resultados; e breve descrição dos detalhes da execução do trabalho (orientador, grupo de orientador, grupo de pesquisa, interação com outros grupos ou pesquisadores de outras instituições).
Cada via deve conter esses documentos encadernados em um único volume, a ser enviado para a SBF, caixa postal 66328, CEP 05314-970, São Paulo, SP.
Em 2009, o vencedor do prêmio foi Mario Leandro Aolita, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese intitulada “A física do emaranhamento: produção, detecção e aplicações”, orientado pelo professor Luiz Davidovich.
Além dele, Marina Soares Leite e Thiago Rodrigues de Oliveira, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), receberam menção honrosa com as teses, respectivamente, “Formação de ligas em nanocristais epitaxiais de GeSi:Si(001)”, orientada pelo professor Gilberto Medeiros, e “Emaranhamento e estados de produtos de matrizes em transições de fase quânticas”, orientado pelo professor Marcos César de Oliveira e Amir Ordacgi Caldeira. Marina e Thiago foram bolsistas da FAPESP.
A terceira menção honrosa foi para Carlos Roberto Mafra, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a tese “Superstring scattering amplitudes with the pure spinor formalism”, orientado por Nathan Jacob Berkovits, e também com Bolsa da FAPESP.
Mais informações sobre o prêmio: www.sbfisica.org.br
Agência FAPESP