Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015 nesta quarta-feira, 12. Os microdados são um conjunto de informações detalhadas dos estudantes, cursos e instituições de educação superior avaliadas na edição. Divulgados desde 2004, representam um acervo que, se considerado em conjunto com o conceito Enade, permite análises sobre elementos que interferem no desempenho dos estudantes.
Os microdados agilizam e atendem as demandas de informações sobre o Enade, além de garantir a transparência e promover a participação dos agentes sociais envolvidos nas ações educativas. Para acessar a base de dados completa, é necessário ter programas estatísticos específicos.

Exame - O Enade é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia a qualidade dos cursos por meio do desempenho dos estudantes, bem como suas habilidades. Também contribui para a construção de indicadores de qualidade da educação superior, como o conceito Enade, o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos (IGC).

A avaliação é desenvolvida com o apoio técnico de comissões assessoras de avaliação de áreas e da comissão assessora de avaliação da formação geral. Esses grupos, compostos por especialistas de notório saber na área, são responsáveis pela determinação das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova.

O objetivo do Enade é permitir o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. O exame mede, também, as habilidades do aluno em se ajustar à evolução do conhecimento e suas competências em temas exteriores ao âmbito de sua profissão.

Na edição de 2015, foram avaliados estudantes dos bacharelados em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social - jornalismo, comunicação social - publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia, e turismo. Também participaram os alunos dos cursos tecnológicos em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os microdados podem ser acessados no portal do Inep.

MEC Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep