Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
education in irelandApesar de ser um país pequeno, a Irlanda tem uma longa história de inovação e tem contado com universidades brasileiras para desenvolver projetos importantes. Várias amostras do que está sendo feito em parceria entre os dois países serão apresentadas em uma conferência na Associação Brasileira de Educação Internacional, conhecida também pela sigla FAUBAI, nesta semana, em Porto Alegre.

Ao todo, seis institutos de educação superior irlandeses vão estar no Brasil para promover os trabalhos desenvolvidos em uma variedade de áreas acadêmicas, de polímeros à computação em nuvens; de antropologia à astrofísica. Algumas parcerias se estabeleceram através do programa de Ciências sem Fronteiras, que levou 3.300 estudantes brasileiros de ciência e engenharia para estudar em 24 instituições irlandesas. Muitos alunos permaneceram no país após a conclusão do curso para fazer estágios em empresas e em laboratórios de pesquisa.

A Research Brazil Ireland, uma iniciativa paralela financiada pelo governo irlandês, apoiou a mobilidade dos pesquisadores levando à formação de mais de 15 grupos de trabalho (cada um com pelo menos duas instituições de cada país). Este projeto culminou em 2015 em uma conferência internacional em Dublin (1st Brazil Ireland Science Week), com a participação de mais de 80 pesquisadores seniors e presidentes de três agências de fomento à pesquisa do Brasil.

Apesar da descontinuidade dos programas financiados por ambos os governos, as pesquisas desenvolvidas entre os dois países continuam a florescer. A Irlanda está determinada a fortalecer as parcerias tão valiosas criadas nos últimos anos, e vai oferecer bolsas a estudantes brasileiros através do programa nacional Government of Ireland Scholarship e do Erasmus +, uma iniciativa da União Europeia. A novidade foi confirmada por Gerry O'Sullivan, do Higher Education Authority, ligado ao Ministério da Educação da Irlanda.

Fortalecendo relações: Quando os primeiros estudantes do Ciência sem Fronteiras começaram a desembarcar na Irlanda, o Limerick Institute of Technology (LIT) imediatamente passou a procurar parcerias que gerassem benefícios a longo prazo para ambos os países. Nesta semana, o Dr. Liam Brown, vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, e Dr. Patrick Murray, chefe de Pesquisa e Transferência de Tecnologia, ambos da LIT, estarão no Brasil para formalizar alguns desses projetos. Além disso, o estudante de doutorado, também da LIT, Martin Hayes, que faz intercâmbio de pesquisa na UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), em Minas Gerais, fará uma apresentação sobre sua experiência na FAUBAI, juntamente com parceiros da universidade brasileira.

Para Liam Brown, a parceria entre a LIT e a UFSJ trouxe benefícios científicos e culturais significativos tanto para a Irlanda como para o Brasil. Ele acredita que compartilhar uma mentalidade parecida com os brasileiros foi fundamental para essa relação tão positiva, e lista as três principais semelhanças entre as duas nações na sua opinião: “ética profissional, paixão pelo que faz, e a receptividade com as pessoas". Brown diz que a LIT está buscando mais projetos colaborativos que possam gerar um impacto social positivo.

A LIT tem se destacado e recebido vários financiamentos do Erasmus + para estudantes brasileiros de graduação e para a viagens de curta duração de pesquisadores entre os dois países. Ano passado, LIT também acolheu seis estudantes de mestrado co-supervisionados do Brasil com bolsas de estudo oferecidas pelo governo irlandês e Institutos de Tecnologia da Irlanda (IoTI).

Gabriel Goetten de Lima, que também estará na FAUBAI, recebeu financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para completar seu doutorado no Materials Research Institute do Athlone Institute of Technology (AIT) há quatro anos. Gabriel vem de uma família produtora de mel em Curitiba e, quando criança, queria saber mais sobre os componentes mágicos do mel. Ele agora é um especialista em
polímeros biomédicos, com artigos científicos publicados. Ele fará uma apresentação especial na FAUBAI ao lado do de Michael Nugent, supervisor do AIT, quem está procurando novos parceiros e estudantes brasileiros para conduzir pesquisas no instituto de Athlone.

A University College Cork (UCC) tem muitas colaborações de pesquisa com o Brasil, incluindo projetos em áreas de ciência ambiental com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); tecnologias da informação e das comunicações com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Universidade Fernando Pessoa (UFP); em microbiologia com a Universidade de Campinas (Unicamp); enfermagem e obstetrícia, e astrofísica com a
Universidade de São Paulo (USP); antropologia com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); em análise de dados com a Universidade Federal da Bahia (UFBA); e farmácia com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A UCC está focada em reforçar a internacionalização através do fortalecimento de parcerias com universidades e organizações de visão semelhante, incorporando uma perspectiva global em todas as atividades. Graduada em Relações Internacionais, Lislaine Oliveira estará presente na FAUBAI para contar como a universidade conseguiu criar parcerias de pesquisa sustentáveis em toda a América Latina, obtendo financiamento de iniciativas como a Ciência sem Fronteiras e o Erasmus +.

Dr. Pablo Lucas, professor de ciência social computacional na University College Dublin (UCD), será o representante da universidade na FAUBAI. Sua pesquisa é focada em experimentos utilizando modelos de simulação baseado em agentes e análise de dados. Giovani Santos está no Brasil representando Mary Immaculate College. Ele faz, atualmente, seu PhD em Applied Linguistics (Linguística Aplicada), conduzindo pesquisa inovadora em
Second Language Acquisition dentro do contexto de internacionalização académica. Como representante da Mary I, ele busca parcerias na América Latina que englobem não apenas mobilidade estudantil e docente, mas também, e principalmente, parcerias em pesquisa, supervisões e projetos acadêmicos.

Jamile Luz, por sua vez, vai representar o National College of Ireland (NCI), uma instituição de ensino de alta tecnologia localizado no agitado distrito financeiro de Dublin. O NCI Cloud Competency Center foi desenvolvido em colaboração com a indústria e o meio acadêmico, com pesquisa concentrada em análise de dados e processamento paralelo e distribuído. O NCI tem colaboração contínua com a Semana de Tecnologia da Informação (SETI), a Fundação Araucária e o estado do Paraná.

Um país em destaque: A Irlanda abriga nove das dez maiores empresas de tecnologias da informação e comunicação do mundo, oito dos dez maiores líderes mundiais em desenvolvimento de jogos, e 15 das 20 maiores empresas farmacêuticas. A Irlanda também de destaca no âmbito acadêmico. A pesquisa irlandesa em nanotecnologia ocupa o primeiro lugar mundial, enquanto os irlandeses são o segundo melhor do mundo em pesquisas sobre animais e laticínios. O país ocupa o terceiro lugar no mundo para a investigação química e imunológica, bem como para a investigação em ciências dos materiais e ciências agrícolas. A Irlanda também ocupa a quarta posição no ranking mundial de pesquisa em matemática. A natureza prática do ensino superior significa que estudantes graduados na Irlanda têm grandes chances de se inserir no mercado de trabalho e de se beneficiar com o salário mínimo mais alto da Europa. Importante também citar que o governo irlandês recentemente concedeu uma extensão de 24 meses para os estudantes brasileiros que completam cursos de mestrado ou doutorado na Irlanda, o que, juntamente com a escassez iminente de profissionais capacitados em tecnologia da informação (TI), abre muitas portas para os recém-formados que estão no país.

Para entrar em contato com qualquer um dos pesquisadores e/ou profissionais irlandeses mencionados no texto, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentações da delegação irlandesa na FAUBAI:

Segunda-feira, 10 de abril de 2017, às 14h
Exemplos da internacionalização da pesquisa científica na University College Cork (Irlanda)
através do desenvolvimento de parceria e programas de mobilidade com a América Latina.

Terça-feira, 11 de abril de 2017, às 11h
LIT (Irlanda) e UFSJ (Brasil): Pesquisa colaborativa internacional no ensino superior.
(Estudante de Ph.D em Ciências)
Colaboração de Pesquisa Internacional: Uma Parceria Acadêmica Bem-Sucedida entre LIT e
UFSJ.

Terça-feira, 11 de abril de 2017 11h
Estudos de Ph.D sobre polímeros biomédicos em uma universidade irlandesa com
financiamento do Ciência Sem Fronteiras: A internacionalização da aprendizagem avançada.