Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma pesquisa liderada por Franco Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), venceu o Prêmio Péter Murányi 2016 – Alimentação. O estudo, que busca desenvolver novas tecnologias de conservação de frutas a partir do entendimento dos seus mecanismos de amadurecimento, permitirá aos produtores reduzir as perdas pós-colheita e, ao consumidor final, um produto melhor, mais nutritivo, doce e firme, sem comprometer padrões de qualidade.
O trabalho “Bases moleculares das transformações pós-colheita e qualidade de frutas”, realizado em conjunto com Beatriz Rosana Cordenunsi e João Roberto Oliveira do Nascimento, ambos da FCF-USP, identificou as vias metabólicas para a transformação do amido em açúcar e as enzimas que atuam na degradação da parede celular, ou seja, na textura da fruta.

Os resultados revelaram, por exemplo, que a velocidade da transformação varia conforme o cultivar. “Identificamos uma variedade com mais resistência ao frio – fator importante para garantir a qualidade do produto no transporte de longa distância”, afirmou Lajolo, que integra o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

“O trabalho foi o vencedor entre mais de 90 inscritos e passou pelo crivo de uma Comissão Técnico-Científica altamente competente”, afirmou Zilda Vera Murányi Kiss, presidente da Fundação que organiza o prêmio.

“O prêmio leva em consideração a perspectiva da aplicação, de agregar valor para a sociedade, estimulando os pesquisadores neste sentido”, ressaltou Euclides Mesquita Neto, membro da Coordenação de área de Engenharia da FAPESP, que integrou o Júri.

O Prêmio Péter Murányi, no valor de R$ 200 mil, será entregue no dia 19 de abril, no Centro de Convenções da Associação Paulista de Supermercados. A premiação é anual e concedida em quatro áreas, de forma alternada: saúde, educação, alimentação e desenvolvimento científico & tecnológico. A próxima edição será focada na área da educação. As inscrições terão início em maio próximo pelo site www.fundacaopetermuranyi.org.br.

Agência FAPESP