Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Furg logo 2015O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU/FURG), passa a contar desde quinta-feira (23) com a gerência administrativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na manhã de quinta-feira (23), a Reitora da FURG, Cleuza Dias, assinou o contrato de adesão à Ebserh.
O ato permite a liberação de cerca de mil vagas para concursos públicos para o HU em 2015, com substituição gradativa dos funcionários mantidos pela Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg) e ampliação dos postos de trabalho. A assinatura também proporciona contratações emergenciais para a abertura da UTI Pediátrica.

A Reitora Cleuza Dias, na assinatura do contrato, acompanhada do presidente da Ebserh, Newton Lima, considerou a adesão uma conquista para a comunidade. “Hoje é um dia muito especial. A Universidade com este ato cumpre o seu papel social. Que esta parceria possa qualificar todas as nossas ações e serviços prestados à sociedade”, comemora. Em seguida, Lima classificou a adesão dos Hospitais Universitários à Empresa como uma política pública destinada à estatização da gestão hospitalar e à desprecarização das relações de trabalho. Com a Ebserh, os salários dos funcionários não serão mais pagos via Funções de Apoio. A Empresa, mediante concursos públicos em regime de Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), será responsável pela destinação dos recursos. A gerência da Ebserh permitirá à Universidade, antes responsável pelo custeio de pessoal, reverter o investimento para as áreas de ensino, pesquisa e extensão. “A Ebserh veio para estatizar, desprivatizar os serviços. É uma vida nova para o Hospital Universitário”, explica, ao parabenizar o Conselho Universitário pela adesão e a Reitora Cleuza Dias pelo trabalho “democrático e corajoso” na condução da matéria.

O Conselho Universitário da FURG (Consun), órgão máximo da instituição, decidiu na sexta-feira (17), por 22 votos favoráveis, um contrário e três abstenções, pela adesão do Hospital Universitário à Ebserh. A reunião reiterou a decisão do Consun de 14 agosto de 2014, realizada no estacionamento do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul), por conta do impedimento, por parte de manifestantes, do ingresso de conselheiros no prédio. Com a presença de titulares da administração superior e de representantes políticos da região, Lima assegurou na quinta-feira (23) os princípios que norteiam a adesão da FURG à Ebserh: o respeito à autonomia universitária, a centre ensino, pesquisa e extensão e a manutenção dos serviços do HU exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É tudo aquilo que sonhamos: prestar um maior e melhor atendimento à população”, disse.

A Ebserh
A Ebserh é uma empresa pública de direito privado criada pelo Governo Federal para solucionar problemas de gestão dos Hospitais Universitários e cumprir determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto ao vínculo dos trabalhadores com as instituições. O acórdão do TCU exige desde 2008 a substituição de trabalhadores contratados via fundações de apoio por empregados ou funcionários públicos. A FURG, no entanto, em razão de Termo de Compromisso assinado com Ministério Público Federal, conta atualmente com a colaboração de 456 trabalhadores da Faherg.

HU/FURG
O Hospital Universitário da FURG foi fundado em 1976. Em 1986, foi criada a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg), com o objetivo de administrar recursos financeiros e de pessoal. Atualmente, a instituição conta com 67 residentes e cerca de mil trabalhadores, entre servidores da FURG, funcionários da Faherg e terceirizados. No primeiro semestre de 2015, foram realizados no HU/FURG aproximadamente 238 mil exames laboratoriais, mais de 700 partos e cesáreas e cerca de 2,8 mil cirurgias. A expectativa é de que, com a adesão à Ebserh, sejam criados mais 42 leitos, totalizando 242 unidades.