Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pretendem estudar fora do Brasil têm nova oportunidade. O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) firma nesta sexta-feira, 10, às 10h, acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o aproveitamento dos resultados do exame para ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos.

É a primeira vez que o Inep formaliza um acordo de aproveitamento das notas do Enem com uma instituição de ensino superior estrangeira especializada em áreas pouco exploradas pelo Brasil, como viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea.

"O Enem é um processo de certificação de qualidade que garante a formação dos estudantes", observa o pró-presidente para as relações internacionais do IPBeja, Nuno Loureiro. São 16 graduações distribuídas em quatro grandes áreas: educação, saúde, agricultura e tecnologia. O instituto português fica na cidade de Beja, na região do Alentejo, sul do país.

Os participantes do Enem poderão se candidatar a 95 vagas como estudantes internacionais. O processo inicia em outubro e, a partir de 2016, serão três fases de inscrição - fevereiro, junho e outubro. A candidatura custa 50 euros. A nota mínima para o ingresso no instituto português deve ser definida até o fim deste mês.

Os selecionados pagam por ano mil e cem euros e podem concorrer a desconto na hospedagem residencial do campus, que custar até 150 euros por mês. A instituição tem como parceiras de ensino a distância outras 150 instituições europeias e intercâmbio de até 6 meses com universidades de países da União Europeia.

Desde 2014, o Inep tem acordo firmado com universidades portuguesas de Coimbra e Algarve, para aproveitamento dos resultados do exame para ingresso em suas graduações. O IPBeja passa a ser o terceiro parceiro internacional que terá acesso aos resultados do Enem para aproveitamento dos participantes do exame.

Conheça o IPBeja

Hércules Barros
Inep Assessoria de Comunicação Social