
Nesta sexta-feira (24/02), uma programação especial recepcionou professores, funcionários e estagiários. Para a Aula Magna "Educação, comunicação e humanização: ensinando e aprendendo na universidade", a instituição trouxe o professor Dr. Luiz Barco. O clima de boas-vindas continua nos primeiros dias de aula, com a Recepção Acalourada.
Os novos acadêmicos estão convidados para uma integração ao ambiente universitário. No dia 27/02 a recepção acontece nas unidades acadêmicas ou campi pelos diretores ou coordenadores de curso, além dos professores que ministram a disciplina daquele dia e horário. Nesse momento acontecerá a apresentação do curso, repasse de informações sobre a vida acadêmica e organização da unidade. A atividade inicia às 8h para os estudantes da manhã e às 19h20min para quem frequenta as aulas à noite. A Reitoria da UPF dará as boas vindas aos acadêmicos do Campus I na terça-feira, 28 de fevereiro. A atividade acontece no Centro de Eventos e terá sequência com uma palestra com o professor Dr. Luiz Barco sobre o tema Sou universitário, e agora? Após, será realizado um show artístico.
O reitor José Carlos Carles de Souza destaca a satisfação em reiniciar mais um semestre letivo, lembrando que a instituição está novamente preparada para receber a comunidade acadêmica. José Carlos enfatiza a qualidade do corpo docente, importante diferencial na relação ensino-aprendizagem, e da infraestrutura, que vem recebendo adequações para melhor contemplar as demandas da comunidade acadêmica.
De acordo com a vice-reitora de Graduação Neusa Henriques Rocha a instituição está comprometida com a constante busca da excelência pedagógica, promovendo ambientes favoráveis à produção e disseminação do conhecimento.
UPF Idiomas, ProUni, especializações
O início do semestre contempla também as matrículas para 10 cursos de línguas na UPF Idiomas, cujas aulas iniciam no dia 05 de março. O período também é de chamadas de alunos de graduação aprovados no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e de inscrições para 31 novos cursos de especialização na UPF. Todas as informações podem ser consultadas no site www.upf.br.
Reconhecido internacionalmente
O convidado da UPF para palestrar à comunidade acadêmica neste início de semestre é internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho, que envolve comunicação/educação, educação e saúde e educação física. Luiz Barco possui licenciatura e bacharelado em Matemática, especialização em Processo da Comunicação, mestrado em Matemática, doutorado e pós-doutorado em Ciências da Comunicação. É autor das séries televisivas Teleaula e Arte & Matemática, vencedoras de prêmios internacionais. Em sua trajetória, publicou 185 artigos e quatro livros e é colaborador de jornais e revistas do Brasil e do exterior. Hoje atua como professor convidado do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e professor colaborador do curso de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia e Inovação do Departamento e Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.
Em suas exposições, Barco é um contador de histórias, que prende a atenção do espectador desde o princípio. Na opinião dele, a escola de hoje, em geral, está mais “adestrando” as crianças. “Imagina-se que ensinar é a ajudar a responder perguntas. Eu diria que aprender seria ter capacidade de fazer perguntas novas ainda que não saibamos respondê-las”, afirmou, lembrando que para isso, é preciso substituir a tolice do tentar aprender pela inteligência de ajudar a criança a compreender o mundo que a cerca. “Essa é uma tarefa tão difícil que não pode ser feita somente durante algumas horas em sala de aula. É preciso que pais deem a mão à escola para ajudar a criança a compreender o seu entorno social, com seu mundo, sua visão”, disse. Para Barco, a escola forma excelentes médicos, engenheiros, psicólogos e péssimos cidadãos.
“A escola tinha que reinventar a cidadania. Mas a cidadania não faz parte do currículo, ela está impregnada na nossa atitude”, finalizou.