Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucrsJá imaginou imprimir na sua casa uma peça quebrada do ar-condicionado, a armação de um óculos que você gostaria de ter ou um brinquedo para seu filho? Ou ainda prototipar o molde de um produto na sua empresa? Esta é a proposta da Cliever, projeto pré-incubado na Raiar da PUCRS e que irá apresentar seu primeiro protótipo de uma impressora 3D durante a Campus Party 2012, em São Paulo.
O evento tecnológico é um dos maiores do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital.

A tecnologia não é nova, mas as facilidades para aquisição e uso podem transformar a relação do consumidor final com o equipamento. Projetada, fabricada e montada inteiramente no Brasil, a impressora 3D da Cliever propõe-se a ter custo igual ou inferior a outras marcas, cerca de R$ 4 mil, com o diferencial de disponibilizar a assistência técnica em território nacional. O produto deve estar no mercado em maio de 2012.

Rodrigo Krug, idealizador do projeto, explica que para imprimir objetos é preciso que a impressora esteja ligada a um computador com um software livre para controle e operação do equipamento. O software acompanha o produto sem necessidade de aquisição de uma licença. "A impressão 3D pode ser aplicada nos diversos ramos de mercado, prototipando produtos e reduzindo custos com terceirizações desse serviço. Isso permite que a empresa economize em possíveis retrabalhos que só podem ser identificados com a produção de um modelo", explica Krug, que é técnico em Mecatrônica e aluno do 7º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação, na PUCRS.

Todos os itens necessários para a impressão serão fornecidos pela Cliever e poderão ser adquiridos virtualmente pelo site da empresa (www.cliever.com.br). O material utilizado para impressão é o filamento plástico de ABS, o mesmo dos produtos Lego, e será vendido em quantidades de um quilo. Conforme Krug, com esse volume, é possível produzir cerca de 50 peças maciças de cerca de oito centímetros quadrados. Futuramente, a empresa irá oferecer o plástico PLA, feito com matérias-primas como milho, batata e cana-de-açúcar. O material não é reciclável, mas é biodegradável e pode ser utilizado em compostagens.

A impressora será entregue em todo o Brasil com frete gratuito em até sete dias. Através do site, o usuário poderá fazer o pagamento com depósito bancário, boleto bancário ou parcelamento em até 10 vezes com o sistema de pagamento PagSeguro. A garantia será de seis meses e cobre qualquer defeito de fabricação. Após o termino, o usuário contará com um manual de manutenção e todas as peças necessárias estarão disponíveis à venda no site da empresa. O equipamento funciona em 110/220v e segue os padrões nacionais de tomada.