Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O estatuto social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), publicado em 29 de dezembro, garante às universidades federais, com base na autonomia de que dispõem, a possibilidade de contratá-la para melhorar as condições de assistência, ensino e pesquisa em seus hospitais. Entre as atribuições da nova empresa pública estão a administração de unidades hospitalares e a prestação de serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários federais, com a implementação de sistema de gestão único.
Criada para modernizar a gestão dos recursos financeiros e humanos desses hospitais, a Ebserh terá capital social de R$ 5 milhões, integralmente subordinado à União. Vinculada ao Ministério da Educação, funcionará como personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. Quatro órgãos estatutários a comporão:


Os 46 hospitais universitários, vinculados a 32 universidades federais, são responsáveis pela formação de grande número de profissionais médicos do país. Em determinadas regiões, são as unidades hospitalares mais importantes do serviço público de saúde. Eles cumprem papel fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que 70% deles são considerados de grande porte e têm perfil assistencial de alta complexidade.

O estatuto da Ebserh foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 29 de dezembro de 2011, seção 1, página 1.