Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
webCom novos circuitos, capacidade salta de 2,5 Gbps (gigabits por segundo) para 10 Gbps. Além da UFPR, mudança beneficia a UTFPR, IFPR, Unila, PUC-PR, Simepar, Lactec, Embrapa e todas as universidades estaduais, entre outras instituições. O Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Paraná concluiu no último dia 10 de março a ampliação da conexão Internet acadêmica que atende a UFPR.
Abrigado no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade Federal do Paraná, o PoP-PR atende todas as instituições vinculadas à RNP no Estado. Além da UFPR, também são beneficiadas pela ampliação a UTFPR, IFPR, Unila, PUC-PR, Simepar, Lactec, Embrapa e todas as universidades estaduais, entre outras instituições do Estado.

A operação, que durou cerca de três meses, envolveu a implantação de uma nova infraestrutura de backbone (conexão central de um sistema mais amplo), com circuitos de até 10 Gbps (gigabits por segundo) e novos equipamentos. Antes, a capacidade era de até 2,5 Gbps.

"Com isso será garantido uma melhora na qualidade acesso Internet de toda comunidade acadêmica do Estado", explica Pedro Torres, coordenador técnico do PoP-PR e professor da UFPR. "Também vamos promover o desenvolvimento e uso de novas aplicações que demandam de redes de computadores de alta velocidade, como transmissões de vídeos em alta qualidade, multiconferências e preservação digital."

Nacionalmente, a infraestrutura engloba 27 pontos de presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender mais de 600 institutos de ensino e pesquisa em todo o país.

A recente ampliação é resultado de acordo de cooperação com a empresa de telecomunicações Oi, que proverá à RNP infraestrutura de transmissão em fibras ópticas para uso não-comercial e participará de projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse comum.

Mais informações no site da RNP
http://www.rnp.br/backbone/index.php

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná