Imprimir
Cursos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Neste ano, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) passará a contar com três novos cursos de pós-graduação: os dois primeiros doutorados do Campus Sorocaba e um novo programa de pós-graduação com mestrado no Campus São Carlos. Os cursos de doutorado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis e em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental, bem como o curso de mestrado em Ciência da Informação, foram aprovados recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Com os novos cursos, a UFSCar soma o total de 42 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 30 doutorados em seus campi, além da participação em dois outros mestrados profissionais em rede nacional. Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade, Débora Cristina Morato Pinto, os novos cursos de doutorado são uma ótima novidade para o Campus Sorocaba. "A aprovação mostra a vitalidade das atividades de pós-graduação na Instituição e significa um passo fundamental para a consolidação da pesquisa e da formação de profissionais altamente qualificados em Sorocaba", comemora a Pró-Reitora. "O novo mestrado em Ciência da Informação vem coroar o trabalho dos docentes do Departamento de Ciência da Informação, que já atuam no ensino, na pesquisa e na extensão há muitos anos, vários deles já com experiência em pós-graduação. A área do mestrado tem bastante relevância para uma instituição como a UFSCar e virá contribuir inclusive com muitos projetos de pesquisa em andamento em outros programas de pós-graduação", complementa.

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR) – www.ppgpur.ufscar.br –, Fabio Minoru Yamagi, as duas linhas de pesquisa do Programa – "Manejo de recursos renováveis" e "Produtos sustentáveis" – atrairão alunos oriundos de diferentes programas, com sólida formação científica. "A expectativa é que o ingresso desses alunos, nos diversos grupos de pesquisa, permitirá o desenvolvimento de estudos de alto nível. Termos conquistado a aprovação da Capes apenas três anos após a criação do PPGPUR mostra que o Programa vem trabalhando na direção correta. Sabemos que a aprovação do doutorado aumenta a responsabilidade, mas o corpo docente está preparado e muito motivado para os novos desafios", afirma Yamagi.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA) – www.ppgbma.ufscar.br –, a docente Janaina Braga do Carmo ressalta a importância do novo doutorado para a consolidação do Programa, bem como para o desenvolvimento na região. "Agora ofereceremos a oportunidade dos mestres formados pelo PPGBMA continuarem sua formação na área aqui mesmo na UFSCar, e também dos docentes permanecerem vinculados a um Programa com doutorado, o que é um grande atrativo. Não tenho dúvidas de que a conquista do doutorado é um divisor de águas no Programa e nos trará ainda mais possibilidades nesta região com muitas indústrias e grande desenvolvimento tecnológico na área da Biotecnologia", pontua a docente.

Já a Coordenadora do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) – www.dci.ufscar.br/ensino/pos/ppgci –, Luciana de Souza Gracioso, avalia que a reunião de corpo docente com sólida formação em pesquisa, juntamente com a inauguração do novo edifício do Departamento de Ciência da Informação no ano passado, deram as condições para a criação do Programa. Gracioso relata também que a realização na UFSCar da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho do ano passado, motivou o grupo de docentes a optar pelo foco na inovação para o PPGCI. "Nos organizamos em duas linhas de pesquisa que irão trabalhar com gestão do conhecimento, desenvolvimento de metodologias e técnicas para recuperação e tratamento de informação, e outros aspectos teóricos que permeiam a Ciência da Informação enfocando o processo de inovação. Partimos da concepção de que para haver inovação é primeiramente necessário haver tratamento adequado das informações. Formaremos pesquisadores capazes de trabalhar com essas metodologias e desenvolver novas, e que conheçam os desafios e os entraves do processo de inovação", afirma.

Os três novos cursos de pós-graduação terão seus processos seletivos para o ingresso nas primeiras turmas ainda em 2016. Os editais com os prazos e demais informações serão publicados nas páginas dos programas.