O PPGCM do campus Sorocaba teve início em 2009 com aprovação da Capes. O corpo docente trabalha em regime de dedicação exclusiva e mantém diversas colaborações científicas nacionais e internacionais. O público-alvo é formado por profissionais oriundos de cursos de graduação como Física, Química, Engenharias, entre outros. A Ciência dos Materiais é uma ciência interdisciplinar que envolve diversas áreas do conhecimento, entre elas Física, Química e Engenharias (Mecânica, Elétrica, Química, Civil e de Materiais, entre outras), investigando questões ligadas à obtenção ou extração, processamento, transformação, estudo estrutural, caracterização e aplicação dos materiais.
O curso de mestrado do PPGCM visa possibilitar condições de desenvolver estudos de natureza científica e tecnológica para o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos da área, qualificando o profissional à docência, à pesquisa e ao exercício especializado. Dentro do Programa destacam-se as pesquisas com materiais biodegradáveis ou bioativos, compósitos e nanocompósitos, materiais para sensores e para aplicações médicas, dentre outros.
As informações completas sobre o Programa e o procedimento de inscrição podem ser obtidas pelo site www.ppgcm.ufscar.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (15) 3229-5941. O campus Sorocaba da UFScar fica na Rodovia João Leme dos Santos, km 110, CEP 18052-780.
Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos