A mesa redonda aconteceu no Salão Nobre da Unisul, campus Tubarão. Na oportunidade, as professoras expuseram as experiências sobre o tema, adquiridas a partir de suas pesquisas. A atividade foi coordenada pela professora doutora Leonete Luzia Schmidt, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul.
Integraram o debate os trabalhos “A prática pedagógica com as crianças de seis anos no ciclo de alfabetização: entre limites e desafios” (Maria Sirlene Schlikmann), “O processo de ensino e aprendizagem nas turmas do ciclo de alfabetização” (Rosicler Schafaschek) e “Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina” (Leonete Luzia Schmidt).
Maria Sirlene Schilikmann destacou a necessidade de discutir o currículo dessa nova classe, desafio que gera muitas dúvidas nas escolas. Segundo ela, em muitos casos, as instituições de ensino têm utilizado o mesmo modelo pedagógico da antiga primeira série. Ela defendeu a necessidade de refletir sobre a melhor maneira de alfabetizar as crianças de seis anos.
Paralelamente a essa discussão, outra mesa redonda foi realizada na Sala de Pós-Graduação 4, no Bloco Sede da Unisul campus Tubarão. O tema discutido foi “A especificidade da docência na educação infantil”. Participaram do debate as professoras mestres da Unisul Rosa Batista e Luciane Pandini Simiano. A coordenação ficou a cargo da professora mestre Mariléia Mendes Goulart, coordenadora do curso de Pedagogia da Unisul.