O Desafio Unicamp 2012 é aberto aos alunos de graduação e pós-graduação de todo o país.
O workshop contará com palestras sobre empreendedorismo e estruturação de negócios. Além disso, os participantes terão a oportunidade de estruturar na prática um modelo de negócio com auxílio do professor Shailendra, que também os apoiará na apresentação da ideia. Mais informações no endereço: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2012/03/23/desafio-unicamp-2012....
A visita do professor Shailendra Vyakarnam ao Brasil faz parte da parceria Cambridge-Unicamp, firmada por meio do projeto Prosperity Fund, da Embaixada Britânica. Shailendra Vyakarnam trabalhou em mais de 400 projetos diferentes como coach, mentor e diretor. Integrou, como diretor, o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge - criado para treinar, desenvolver e apoiar pessoas que queiram tornar as suas ideias inovadoras em projetos bem sucedidos.
No dia 02, Shailendra Vyakarnam ministrou palestra no auditório da Incamp sobre a importância do ensino de empreendedorismo dentro das universidades de pesquisa. O evento reuniu docentes, pesquisadores e demais interessados da comunidade acadêmica.
Ao longo do evento, Vyakarnam falou sobre a evolução do CfEL (Centre for Entrepreneurial Learning), em Cambridge, e destacou itens essenciais para a aprendizagem no âmbito do empreendedorismo. “É imprescindível que o empreendedor possua conhecimento profundo de seu negócio. Além disso, é preciso ter habilidades sociais, ou seja, exercer a comunicação de maneira precisa, ter suporte para ser bem sucedido, realizar apresentações e negociações constantemente”, afirmou. Ele também ressaltou a importância do networking para os alunos das universidades, o que pode abrir portas no futuro. “O próprio ecossistema de Cambridge possui um grande número de redes, incubadoras, serviços, parques científicos e investidores, fatores essenciais para fortalecer e disseminar a cultura empreendedora entre a comunidade acadêmica”.
Já no dia 03, o palestrante realizou um seminário acadêmico sobre educação superior e empreendedorismo, com foco na experiência da Universidade de Cambridge nesse âmbito. O evento foi realizado na Casa do Professor Visitante (CPV). Participaram empresas e instituições, como Campinas Startups, Endeavor, Fapesp, Inova Ventures Participações S/A (IVP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), entre outras.
O diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Roberto Lotufo, abriu o evento. Em seguida, o professor Renato Pedrosa, coordenador do Grupo de Estudos de Ensino Superior da Unicamp, falou sobre a importância da cultura empreendedora no escopo acadêmico.
Em seguida, o professor Shailendra falou especificamente sobre o ecossistema empreendedor de Cambridge, explicando o funcionamento de programas de empreendedorismo que constam na grade curricular da Universidade de Cambridge. O professor também suscitou algumas questões pertinentes aos convidados, como o surgimento do aluno empreendedor; o papel da universidade no âmbito do empreendedorismo; a mudança de cultura proposta pelas universidades empreendedoras. “É preciso fortalecer a educação para o empreendedorismo. Em Cambridge, um dos fatores essenciais para o fortalecimento do ecossistema empreendedor é o envolvimento de ex-alunos com a comunidade acadêmica. Eles auxiliam em pesquisas, percepções, redes e reconhecimento, mantendo um contato próximo com a universidade”, expplicou. Para Shailendra, o Brasil possui diversas possibilidades de fortalecer o empreendedorismo no ensino superior. “O Brasil tem potencial e é preciso trabalhá-lo para que se consiga disseminar sua cultura empreendedora”, analisa.
O evento também promoveu um debate com os convidados sobre cinco temas: planejamento e projetos de universidades empreendedoras; universidades de pesquisa, instituição de ensino superior e suas interações com ex-alunos: como criar, desenvolver e sustentá-los; conteúdos e formas de educação para o empreendedorismo: conceitos e práticas; educação para o empreendedorismo e seus ecossistemas empresariais: gestão e interação; e política do empreendedorismo público: o caso indiano.Na terça-feira (03), Shailendra falou sobre formação e desenvolvimento de equipes de empreendedores, como parte da disciplina AM037, ministrada no Ciclo Básico II, sala PB18.