Entre os objetivos desta edição do congresso estão fomentar a produção científica sobre as atividades de aventura, estimular o desenvolvimento do turismo de aventura na região Sul do país e debater a questão da sustentabilidade, a partir das interfaces entre o esporte e o turismo. O evento irá promover o encontro de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados às atividades de aventura em todo o Brasil.
O evento contemplará palestras, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, apresentações orais e de pôsteres, mostra de vídeos, mostra fotográfica e encontros de grupos.
De acordo com a comissão organizadora do evento, o Rio Grande do Sul possui tradição no apoio a competições esportivas de aventura, bem como tem demonstrado aumento no interesse em explorar seu potencial turístico por meio de atividades relacionadas à aventura na natureza. A realização deste evento no estado poderá alavancar a produção do conhecimento entre profissionais e acadêmicos de áreas como a Educação Física, Turismo, Educação Ambiental, entre outros, além de motivar novos investimentos no setor.
Comissão organizadora
Na manhã desta terça-feira (1º), representantes dos cursos de Educação Física e Bacharelado em Turismo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Tecnologia em Gestão de Turismo, da UCPel; Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG); Educação Física, da Faculdade Anhanguera de Pelotas; Laboratório de Estudos do Lazer, da Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro) e Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IF-Sul/CAVG) estiveram reunidos no Salão de Atos da UCPel, para a organização do evento.
Além dos professores da UCPel, a comissão organizadora é formada por Enio Araujo Pereira, Mario Renato de Azevedo Júnior, Rose Meri Santos da Silva, Laura Rudzewicz, Dalila Müller e Caroline Ceretta, da UFPel; Gustavo da Silva Freitas, da FURG, Daniel Moraes Botelho e Cristina Russo Geraldes da Porciúncula, da UCPel, e Cimara Corrêa Machado, Raquel Moreira Silveira e João Gilberto Giusti, da Faculdade Anhanguera.
Histórico do evento
O CBAA surgiu por intermédio da iniciativa do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, motivado pelo crescimento emergente do interesse de pesquisadores e profissionais em investigar respostas à problemática envolvendo as atividades de aventura na natureza.
Sua primeira versão (I CBAA) foi realizada em Balneário Camburiú (SC), com a participação de cerca de 70 congressistas. As edições seguintes foram realizadas, respectivamente, nas cidades de Governador Valadares (MG), Santa Teresa (ES), Mucugê (BA) e São Bernardo do Campo (SP). A última edição do evento contou com a presença de mais de 400 congressistas.
Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel