A primeira será divulgada em 22 de janeiro (domingo). A partir do dia seguinte, até 1.º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à UMC para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
No total, a UMC oferece 334 bolsas integrais, sendo 148 para o campus Villa-Lobos/Lapa e 186 para o campus Sede em Mogi. Podem se candidatar às bolsas integrais, de 100%, estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933,00 de renda per capita). Os interessados devem ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Lista de Espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pela instituição para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula a partir de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.
FIES
Além do PROUNI, a UMC também oferece o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares, em cursos presenciais com avaliação positiva nas avaliações do MEC.
A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos e a partir de agora, terá fluxo contínuo, ou seja, o estudante poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (Sisfies).
Após concluir a inscrição no Sisfies, o estudante deverá validar suas informações por meio de entrevista com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na UMC, em até 05 (cinco) dias. Depois de validadas, o aluno deve comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias para formalizar a contratação do financiamento.
Para saber mais detalhes sobre o Programa acesse http://www.umc.br/beneficios/175/fies e confira a documentação necessária para a entrevista do FIES.