As inscrições para o Concurso Salim Miguel [Romance], o primeiro na história da Universidade Federal de Santa Catarina abriram no dia 15 de outubro, depois do lançamento da iniciativa na presença do autor homenageado. A iniciativa integra as comemorações do aniversário da instituição e responde à ausência atual no Estado de certames nesse gênero, considerado o mais difícil e trabalhoso. “Queremos incentivar autores catarinenses com a publicação da obra vencedora”, assinalou a secretária Maria de Lourdes Borges. À categoria romance seguirão nos próximos anos os concursos de conto e poesia.
Os romances concorrentes devem ser inéditos (inclusive em meio eletrônico) e redigidos em língua portuguesa. A obra vencedora será publicada em meados de 2011. Segundo o regulamento, publicado na página da editora: www.editora.ufsc.br, o autor deve ser nascido em Santa Catarina ou residente no Estado há pelo menos três anos.
Ainda conforme o regulamento, o participante deve anexar três cópias impressas do original, contendo na folha de rosto apenas o título da obra e o pseudônimo do autor.
A comissão eleita pelo Conselho Editorial da EdUFSC escolherá apenas uma obra vencedora, mas poderá fazer menções honrosas. O resultado do concurso será divulgado na primeira reunião do Conselho, que ocorrerá entre abril e maio, e publicado no site da UFSC e da Editora. O vencedor terá direito a 10% da tiragem da obra ou a 10% sobre a venda dos exemplares.
Salim Miguel lembrou no lançamento que não há hoje em Santa Catarina outro concurso nessa categoria. Como um dos mentores do prêmio Cruz e Sousa, que se encontra desativado e nunca teve periodicidade regular desde sua criação em 1981, ele enaltece a importância desse tipo de realização. “Grandes nomes da literatura se projetaram com o incentivo de concursos e editais”, lembrou o autor de Velhice e outros contos e Nur na escuridão, que nasceu no Líbano e aportou com a família em Biguaçu, aos dois anos de idade, na condição de imigrante.
A iniciativa integra uma série de concursos que começa com romance e inclui contos, no próximo ano, e poesia no seguinte, retornando à primeira categoria em 2013 e assim sucessivamente, conforme definido pelo Conselho Editorial da EdUFSC. Para as primeiras categorias a Editora preferiu homenagear autores vivos, referendando os nomes de Salim Miguel para romance e de Silveira de Souza para contos. “Com o nome de Salim homenageamos não só nosso mais reconhecido autor, mas a geração do Grupo Sul representada por ele e o primeiro diretor da EdUFSC”, justifica o editor atual, Sérgio Medeiros. Sob o comando do romancista, a editora captou recursos da Fundação Banco do Brasil para construção da sua sede.
Assessoria de comunicação da SeCarte/UFSC