Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nos dias 04 e 05 de outubro de 2017 a Unisul Unidade Pedra Branca sediará o XII Seminário de Pesquisa e o XII Jornada Unisul de Iniciação Científica-JUNIC, respectivamente. Estas duas atividades têm como objetivo dar visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa, aos programas de iniciação científica e aos programas de stricto sensu da Unisul.
A cada ano, o evento conta com uma temática única para tratar de assuntos sensíveis à atividade científica. Nesta 12ª edição, a temática se concentrará na “Internacionalização da Atividade Científica”, envolvendo a internacionalização da pesquisa na Unisul e nas universidades comunitárias catarinenses. Sendo assim, o evento contribuirá para o desenvolvimento de estratégias para a internacionalização da pesquisa científica nas IES de Santa Catarina.

Para o pró-reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unisul, professor Hércules Nunes de Araújo, o Seminário de Pesquisa e a Jornada Unisul de Iniciação Científica-JUNI, dois eventos já consagrados na instituição, são de extrema importância para o campo da pesquisa. “Pretendemos com este eventos dar visibilidade para as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos nossos estudantes e professores nos Grupos de Pesquisa, nos Programas de Iniciação Científica e nos Programas de Stricto Sensu. Neste ano, optamos por chamar a atenção para a internacionalização da universidade por meio da pesquisa, que é um campo fértil e que, através das redes de cooperação, pode alavancar ainda mais as nossas pesquisas e consequentemente nossa instituição”.

No dia 04/10, das 13h30 às 15h00, acontecerá uma mesa redonda liderada pela professora Ana Regina de Aguiar Dutra, coordenadora da área de Pesquisa e Pós-graduação da Unisul, para discutir a “Internacionalização da pesquisa nas Universidades do Sistema ACAFE”, com as presenças dos debatedores: Dra. Maria Elizabeth da Costa Gama, Coordenadora da Câmara de Internacionalização da ACAFE (UNIVALI) e Msc. Sergio Gargioni, Presidente da FAPESC.  Ainda no dia 04/10, às 19h, acontecerá a mesa redonda: Pesquisa em redes internacionais, com os debatedores: Dra. Renata P. Schaeffer (University of Cambridge) e Dr. Jeffrey Sachs (Columbia University – Prêmio Nobel de Economia, (a confirmar), sob a moderação do Prof. Dr. José Baltazar de Andrade Guerra.

No dia 5/10, ocorre a realização da XII JUNIC –  Jornada Unisul de Iniciação Científica, das 8h30 às 17h. A palestra de abertura ocorrerá das 9h30 às 11h, intitulada “Internacionalizacão da Pesquisa: um caminho para formar um cidadão global”, com o palestrante: Prof. Dr. Mohamed Amal (FURB). Na sequência, das 11hs às 17hs, acontecerão as apresentações dos trabalhos de pesquisas de iniciação científica nas modalidades oral e banner

As inscrições para participantes ouvintes podem ser feitas até o dia 3 de outubro, http://rexlab.unisul.br/sistemas/junic/home.