Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
belle epoque belemO que você acha de conhecer um pouco mais sobre os patrimônios da Belle Époque na cidade de Belém? Neste domingo, 18, o Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTur) organiza mais uma programação do premiado Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos. A programação desse roteiro busca mostrar a importância do patrimônio cultural deixado nesse período. A saída está marcada para as 8h30, da Praça das Sereias, em frente ao Cinema Olympia.
As inscrições para o roteiro são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento. Os pesquisadores, estudantes e demais interessados devem realizar a inscrição por meio de um formulário e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para a coordenadora do projeto, professora Goretti Tavares, o período da Belle Époque teve grande participação no processo de formação cultural da cidade. “Esse roteiro é muito importante, pois apresentamos o patrimônio material e imaterial do período da Belle Époque em Belém. Nosso patrimônio é resultado da construção humana, a partir da forma como a sociedade e a natureza se conformaram no tempo e no espaço”, explicou a professora.

Trajeto – A programação desse domingo segue os seguintes pontos: Cinema Olympia, Praça das Sereias, IEP, Avenida Nazaré, Palacete Bolonha, Avenida Governador Jose Malcher,  Coretos e Praça da República, Teatro da Paz, Grande Hotel , Presidente Vargas, Rua Santo Antônio, Paris N´América e Praça dos Estivadores.

O percurso será realizado a pé, portanto os organizadores do projeto recomendam que os participantes usem tênis, roupas leves e capas de chuva, já que o evento não será interrompido em caso de chuva. A expectativa da organização do projeto é que a programação termine por volta de 12h.

Roteiros Geo-Turísticos – O Projeto Roteiros Geo-Turísticos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, coordenado pela professora Goretti Tavares, coordenadora do Grupo de Pesquisa GGEOTUR-Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Os roteiros procuram divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial, da cidade de Belém.

A primeira edição do Roteiros aconteceu no bairro Cidade Velha e foi realizada em 12 de janeiro de 2011, em comemoração ao aniversário de Belém. Desde então, já ocorreram outros percursos por pontos importantes da cidade, como pelo Ver-o-Peso, pelos bairros Campina e Reduto.  Além desses roteiros pelo centro de Belém, outas programações já foram realizadas pelo interior do Estado, em municípios como Cametá, Vigia, Altamira, Ponta de Pedras e Marabá.

Serviço
Roteiro Geo-Turístico – “Percorrendo e revelando paisagens da Belle Époque em Belém do Pará”
Data: 18 de setembro de 2016
Horário: 8h30 Saída: Praça das Sereias (Em frente ao Cine Olympia)
Para se inscrever, basta preencher o formulário online.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..